sexta-feira, 30 de março de 2018

Festin 2018


Festin é o festival itinerário de cinema lusófono que acontece anualmente em Lisboa para além de se deslocar para qualquer outra parte dos territórios onde se fala a língua portuguesa, com o calendário previamente agendado.
Já começa a ser uma presença no Festin a participação de São Tomé e Príncipe no festival de cinema lusófono.
No presente ano a ilha verde do equador participa com filme de três realizadores e com o realce para a primeira participação feminina no festival. Kátia Aragão só pela sua presença já faz história no Festin e na cinematografia santomense. O Nilton Medeiros e Hamilton Trindade são os outros dois realizadores que completam a participação santomense neste evento.
Há tantas necessidades em São Tomé e Príncipe que tudo torna-se prioritário e o audiovisual não é excepção. Nesta área em todas as suas categorias, que vão das curtas, documentários, animação aos longas metragens está quase tudo por fazer relativamente a conteúdos que caracterizam a identidade, cultura e a vida dos santomenses em geral. E os três filmes que participaram neste festival contribuem (neste sentido) para melhorar a produção de filmes nacionais e elevar o seu reconhecimento no espaço lusófono e contribuir para documentar a história comum desses países, como é o caso do trabalho do realizador Nilton Medeiros e a sua equipa com a reportagem premiada “Os Serviçais”.

“Os Serviçais” é um documentário que retrata a vida dos serviçais nas roças de São Tomé e Príncipe. Baseia-se num conjunto de entrevistas aos contratados e outros protagonistas que testemunharam este facto histórico e outros que opinaram sobre os mesmos. 



“Mina Kiá” realizado pela Kátia Aragão é uma curta metragem ficcionada que conta a história de uma menina pobre acolhida por uma família bem posicionada socialmente. 
“Sonhos do Equador” é um documentário que fala da motivação dos jovens santomenses para ultrapassarem as diversas barreiras socioeconómicas do país para atingirem o sucesso pessoal e profissional. É uma crítica ao sistema do estado nacional com inercia/incapacidade até ao presente momento em encontrar soluções para os diversos problemas que a juventude deste pequeno país enfrenta. …


O Hamilton Trindade apresentou uma reportagem sobre o sonho actual dos jovens santomenses e mostrou o que pensam os jovens que conseguiram ultrapassar as barreiras socioeconómicas para atingirem o sucesso no arquipélago.
...



Festim é um palco privilegiado que serve de estímulo para que os realizadores nacionais produzam mais e melhor e aproveitem esta montra para darem saltos para outros festivais internacionais.
Exige-se qualidade cada vez mais alta para que São Tomé e Príncipe esteja sempre representado no mais alto nível.

Sem comentários:

Enviar um comentário